Qual é o resultado do cruzamento entre música e psicologia? É esta questão central que dá o mote à nova edição dos “Dias da Psicologia”, iniciativa promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Católica no Porto, entre 14 e 16 de março. Ao longo de três dias, o encontro pretende incentivar a reflexão holística sobre o tema “Musicalmente”, conjugando as perspetivas de músicos, psicólogos, investigadores e, ainda, de alunos.
A sessão inaugural, agendada para as 10h00 de dia 14, conta com a presença de Isabel Braga da Cruz – presidente do Centro Regional do Porto – e de Pedro Dias, diretor da FEP. António Oliveira e João Machado (músicos do Conservatório de Música no Porto) e Sofia Serra (docente da Escola das Artes) são os convidados do painel “Sobre a Psicologia e a Música”, o primeiro momento de debate do dia que conta, ainda, com uma performance e dois workshops.
Já o segundo dia inicia-se com a tertúlia “Café com Psis”, cujo painel é composto por Helena Valente (Associação Kosmicare), Hugo Carvalho (Colégio Paulo VI), Tiago Nércio (Hospital São João) e Marta Costa (BorgWarner). Destaque-se, ainda, a presença do músico Diogo Piçarra, que irá, também, ser convidado a refletir sobre a relação dinâmica e interdependente que existe entre a música e a psicologia. A “Manhã Aberta às Escolas Secundárias” e o “7º Fórum para psicólogos Escolares” são os destaques do terceiro dia, que conta, ainda, com dois workshops: “Música e Movimento na Terapia” e “Emodance – dança as tuas emoções”.
Mais informações disponíveis em http://www.fep.porto.ucp.pt/dias-da-psicologia