Depois da adaptação ao cinema por Fernando Lopes (1984), a mítica obra literária de Mário Zambujal, “Crónica dos Bons Malandros”, editada pela primeira vez nos anos 80, foi agora transformada num musical e revive a alucinante história de um bando de assaltantes lisboetas.
O musical, que estreou no mês passado, no Teatro Sá da Bandeira (Porto), vai manter-se em cena até dia 25 de Novembro, com sessões às sextas e ao domingo, contando com um elenco novo essencialmente oriundo do Porto e de Lisboa.
Depois de inúmeras edições e de um filme, é a vez de chegarem aos palcos as emoções, as decepções, as alegrias e as tristezas de um improvável bando de assaltantes que se reúne para planear um assalto ao Museu Gulbenkian onde pretendem roubar uma coleção de jóias.
Francisco Santos foi o responsável pela adaptação da peça que coloca 21 atores, seis bailarinos e quatro músicos em palco. Mário Zambujal colaborou na adaptação e também assina as letras das músicas.
Com um elenco maioritariamente jovem e do Porto, o espetáculo contou com o apoio da câmara municipal da cidade e do Instituto do Emprego e da Formação Profissional.