Esta competição anual, organizada pelo Instituto de Tecnologias da Georgia, tem como objetivo encontrar as melhores ideias do mundo avaliando instrumentos musicais de acordo com o seu design, musicalidade e performance.
Em comunicado, a Universidade Católica do Porto explica que Mailis Rodrigues, investigadora no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, desenvolveu o Intonaspacio (na foto abaixo), instrumento digital de música que permite recolher ‘samples’ de som do espaço onde se encontra e integrá-los na música em tempo real.
Já Diogo Tudela construiu o FS/Partial – um controlador digital especialmente desenhado para contextos performativos que iniciou ainda enquanto estudante – para a unidade curricular de Interfaces Tangíveis.
Composto por um painel de júris que inclui nomes como o de David Zicarelli (fundador e CEO da Cycling’74), Chris Moore (compositor, performer e professor no Georgia Tech), e Young Guru (engenheiro de Jay-Z nomeado para os Grammy), o concurso oferece prémios na ordem dos 7.500 euros aos vencedores.
Os premiados vão ser conhecidos a 21 de Fevereiro num evento que terá lugar no Instituto de Tecnologias da Georgia.