O escultor Jason DeCaires Taylor lançou-se num ambicioso projeto: criar um museu de esculturas subaquático, em Cancún, no México. Neste momento, 200 peças de cimento estão já prontas para descer ao fundo do mar, onde deverão funcionar como um suporte
[Imagem: © Jason DeCaires Taylor]O escultor Jason DeCaires Taylor lançou-se num ambicioso projeto: criar um museu de esculturas subaquático, em Cancún, no México. Neste momento, 200 peças de cimento estão já prontas para descer ao fundo do mar, onde deverão funcionar como um suporte para os corais marinhos da região, ameaçados pelo turismo intensivo.
Algumas esculturas já estão no fundo do oceano desde novembro do ano passado, e a sua integração com a Natureza tem vindo a ser documentada pelo próprio escultor, que ocasionalmente mergulha na zona e tira algumas fotografias às esculturas já transformadas (veja aqui).
Formado em artes e especializado em esculturas em pedras, o artista foi o primeiro a fazer instalações submarinas, ganhando popularidade com o primeiro parque de esculturas submerso do mundo instalado em Granada, Caribe, em 2006.
Com a sua obra, Jason DeCaires Taylor procura unir a arte ao meio ambiente que a envolve e demonstrar que, apesar de vivermos cercados por edifícios, não podemos negar a nossa dependência da Natureza.