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Museu francês vende ‘merchandising’ 100% português

Em França, o Museu d'Orsay vende 'merchandising' integralmente desenhado e produzido em Portugal. A linha de produtos atualmente à venda naquela instituição resulta de uma parceria com empresa de Luís Pilar, em Lisboa, que nos próximos cinco anos vai
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Em França, o Museu d'Orsay vende 'merchandising' integralmente desenhado e produzido em Portugal. A linha de produtos atualmente à venda naquela instituição resulta de uma parceria com empresa de Luís Pilar, em Lisboa, que nos próximos cinco anos vai encher as prateleiras da loja daquele museu francês.
 
Canecas, chávenas, lápis, capas de iPhone e iPad, borrachas, sacos, t-shirts, chapéus-de-chuva, leques, magnéticos, marcadores de livros e tapetes para o rato são apenas alguns exemplos dos produtos pensados por este português e agora à venda no Museu d'Orsay.
 
A gama é inteiramente concebida em Portugal e tem por base uma parceria com Luís Pilar, proprietário da Artwear, e a empresa de design de Duarte Lukas. O desafio foi lançado pela empresa pública francesa Réunion des Musées Nationaux (RMN), que ficou rendida ao trabalho que os dois desenvolveram para a exposição de Joana Vasconcelos, em 2012, no Palácio de Versalhes, em Paris. 
 
Depois de contratualizar o fornecimento dos produtos por um período de cinco anos, o museu francês avançou desde logo com uma encomenda inicial “muito significativa”, cujo valor rondou os 160 mil euros. Desde então já foi pedido um abastecimento de mais de mil 't-shirts'.
 
O tema base escolhido pelo Museu para o projeto foi 'A Modernidade'. Para isso, cedeu a Luís Pilar três obras chave do seu acervo: uma do impressionista Claude Monet ('Campo de Papoilas') e duas dos pós-impressionistas Paul Gauguin ('Arearea') e Vincent Van Gogh (um autorretrato).
 
Com este 'cartão-de-visita' para o Museu d'Orsay e confiantes na “qualidade do produto”, Luís Pilar e Duarte Lukas estão já à procura de novas oportunidades noutros museus.
 
“Tem sido bastante fácil abordar os museus”, disse o proprietário da Artwear. Segundo o responsável, estão já em curso outros projetos para os museus Prado e Thyssen, na capital espanhola, para a Tate Gallery e para o British Museum, em Londres, no Reino Unido. Além disso, há ainda “negociações avançadas” com o Museu Van Gogh, de Amesterdão.
 
Para a Tate vai ser produzida uma linha completa de produtos para uma exposição temporária de Matisse, enquanto que para o Thyssen foi já concebida uma gama completa de objetos para a exposição temporária do impressionista Camille Pissarro, estando agora em curso uma nova linha baseada num quadro de Salvador Dalí.
 
A produção para o mercado português, Luís Pilar conta que, por cá, “funcionamos mais como distribuidores” do que propriamente como criadores. “O mercado português não tem escala como aqueles museus estrangeiros”, acrescenta o responsável.
 
Também Duarte Lukas, o gráfico da parceria com a Artwear, admitiu ser mais fácil produzir para o estrangeiro do que para Portugal. O facto de “o mercado português não ter a mesma dimensão faz toda a diferença”, acrescentou.

O objetivo é, por isso, expandir o negócio além-fronteiras e chegar “aos 50 maiores museus europeus”. Para tal vão estabelecer uma parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que irá auxiliar os dois empresários a entrar no mercado estrangeiro.
 
“Se por cá somos muito complicados e é muito difícil entrar nos sítios, lá fora é o contrário. Com a Tate, por exemplo, mandámos o portfólio e duas horas depois tínhamos uma reunião marcada”, concluiu Duarte Lukas.

Notícia sugerida por Maria Pandina

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