Realizando-se no fim de semana de 27 e 28 de março, as sessões de dois euros mostram três obras emblemáticas do introdutor do género samurai no cinema, que testemunham o denominador comum do cinema de Kurosawa: a honra como valor acima de tudo.
Premiado com o grande prémio do Festival de Cannes em 1980, “Kagemusha” marca o arranque da programação, no dia 27 de março, às 16h00. Trata-se de um drama épico que retrata os conflitos feudais no Japão do século XVI, narrando a história de Shingen, um poderoso senhor da guerra.
No dia seguinte, a partir das 15h, são exibidos os restantes dois filmes: “O Trono do Sangue” é uma das mais aclamadas adaptações de Shakespeare ao cinema e reconta a saga de Macbeth enquandrando-a no Japão feudal; “Ran, os Senhores da Guerra” centra-se também no século XVI, tendo como enredo as lutas de poder no seio da família do líder ancião Lord Hidetora.
Este último filme, de 1957, foi galardoado com o Óscar de melhor guarda-roupa e foi ainda nomeado nas categorias de melhor realizador, fotografia e direção artística.
As exibições têm lugar no Auditório do Museu do Oriente, situado na Doca de Alcântara (Norte), em Lisboa.