Em declarações ao Boas Notícias, Natália Fauvrelle, coordenadora dos serviços de museologia do Museu do Douro, mostrou-se “muito satisfeita” com este prémio que vem “dar destaque, perante o povo português, à existência deste museu, localizado numa zona periférica do país”.
A missão do museu do Douro é registar, estudar e promover a região demarcada do Douro. A partir do dia 04 de julho, o museu inaugura a exposição “D. Antónia Adelaide Ferreira, uma vida singular”.
Esta mostra evoca o percurso de D. Antónia (1811-1896), mais conhecida por Ferreirinha, uma empresária portuguesa do século XIX que ficou na história da região por se dedicar ao cultivo do Vinho do Porto e pelas inovações que introduziu.
O concurso Museu Europeu do Ano é organizado pelo European Museum Fórum. O primeiro prémio de 2011 foi atribuído ao Museu Galo-Romano de Tongeren, da Bélgica.
Foram também atribuídas menções honrosas às seguintes instituições: a Experiência Musical Britânica (Reino Unido), o Museu do Artista e do Contador de Histórias (Rússia), o museu espanhol da Memória da Andaluzia, o Museu Nacional Schiller (Alemanha) e para o Museu da Guerra Civil (Finlândia).
[Notícia sugerida por Elsa Martins, Patrícia Guedes e Vítor Fernandes]