No âmbito do projeto “Marinheiros da Esperança”, crianças e jovens internados em várias pediatrias do Serviço Nacional de Saúde fizeram desenhos que ilustram em livro os 700 Anos da Marinha Portuguesa e a relação de Portugal com o Mar. Estes desenhos e o livro viajaram a bordo do Navio Escola Sagres, passando pela costa Leste dos Estados Unidos, Canadá, Coraçao e Colômbia, de 27 de Abril a 9 de Setembro.
Como forma de celebrar esta iniciativa especial foi pintado um mural na Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Dia do Centro Hospitalar São João, da autoria da professora Emília Dias da Costa da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Ao projeto juntou-se também a Barbot, cujas tintas foram utilizadas para dar cor ao desenho.
“Desde sempre que a Barbot se associa a várias iniciativas de solidariedade e consciencialização social, por isso foi com grande entusiasmo que nos juntamos a esta iniciativa. Dar cor à vida dos portugueses e fazê-los viver emoções através das nossas tintas é o nosso objetivo, que com esta parceria foi mais uma vez alcançado”, referiu Sofia Miguel, Diretora de Marketing da marca portuguesa de tintas e vernizes.
O mural é uma representação do Navio Escola Sagres NO Mar do Caribe, nas celebrações dos 50 Anos do Navio Escola da Colômbia – ARC Glória. Este painel teve a colaboração de várias crianças da pediatria do hospital.
Foi inaugurado na passada sexta-feira, dia 19 de outubro, pelo Chefe do Estado-maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, pela Embaixadora da Colômbia em Portugal, Carmenza Jaramillo e contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Hospital São João, António Oliveira e Silva.