A Munna acaba de ser premiada nos Prémios Internacionais de Design e Arquitetura 2012, cujos vencedores foram conhecidos, esta sexta-feira, em Londres. A empresa portuguesa de design de mobiliário foi distinguida graças à a poltrona “Becomes Me”, desenhada por Mónica Santos.
“É em Londres que celebramos, mas o prémio vai para Portugal e em especial para os designers e criativos Portugueses! Obrigada a todos pelos votos, apoio e mensagens de motivação. Hoje é um dia muito especial!”, anuncia a marca na sua página oficial do Facebook,
Esta foi a segunda vez que a marca portuguesa de mobiliário foi nomeada para os Prémios Internacionais de Design e Arquitetura. A empresa participou, este ano, com a poltrona “Becomes me” e o sofá “Josephine”, peças selecionadas pelo júri do concurso e que integram o lote de sofás, poltronas e cadeiras de design, manufaturados na fábrica de Matosinhos, que estão a “voar” para castelos no Reino Unido e hotéis no Azerbeijão.
A marca portuguesa de mobiliário, que já vendeu um sofá para a casa David Byrne, o vocalista dos Talking Heads, nasceu há três anos em Leça do Balio, Matosinhos.
Peças da Munna um pouco por todo o mundo
Numa entrevista concedida no ano passado ao Boas Notícias, Paula Sousa, fundadora da marca, revelou que “em 2011, a Munna vendeu cerca de 450 peças o que representou um crescimento de quase 100% em relação a 2010”. Para este ano, a empresa espera um crescimento de 20%, com um volume de negócios na ordem dos 480 mil euros.
Reino Unido, França, Suíça e Arábia Saudita ou Estados Unidos são os principais destinos dos sofás em estofos de seda, das poltronas decoradas com fios de prata entrelaçados, das cadeiras de jantar em pau-preto ou dos biombos em ébano.
Mas o mobiliário, criado por designers portugueses e feitos à mão por cerca de 40 artesãos no Norte de Portugal, está espalhado por todo o mundo, “excepto na Austrália”, disse esta semana Paula Sousa à agência Lusa.
Algumas peças de mobiliário de design Munna foram compradas recentemente para hotéis como o Four Seasons, em Baku, no Azerbeijão, James’Court ou o London May Fair, em Londres, no Reino Unido, La Maison Favart, em Marivaux, França, ou o Murmuri de Barcelona, em Espanha.
Clique AQUI para visitar o site da marca e AQUI para aceder ao Facebook. Para consultar a lista de finalistas dos prémios clique AQUI.