Uma multinacional empresa lider mundial na produção de bens de grande consumo conseguiu, em 2012, atingir o nível zero de envio de resíduos para aterros em 18 países, entre os quais Portugal.
Uma multinacional líder na produção de bens de grande consumo conseguiu atingir o nível zero de envio de resíduos para aterros. Portugal está entre os 18 países que contribuíram para esta meta, equivalente a menos um milhão de caixotes de lixo doméstico todos os anos.
A Unilever, multinacional com vendas em mais de 190 países, atingiu o objetivo ao longo do ano de 2012, em 50 por cento das suas fábricas, cinco anos antes do que estava previsto.
A empresa teve um aumento de vendas em mais de 11 mil milhões de euros face a 2010, mas não deixou de conseguir cumprir a vontade de reduzir o seu impacto ambiental.
Cerca de 130 fábricas da Unilever de 18 países – desde a Costa Rica ao Japão e incluindo Portugal – pararam de enviar para aterros resíduos não perigosos. A chave para alcançar esta meta foi a eliminação de resíduos nas próprias fábricas, apostando na regra dos 4 Rs – redução, reutilização, reciclagem e recuperação.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a empresa prevê que, até ao final de 2015, um total de 252 fábricas do grupo, em todo o mundo, deixem de enviar quaisquer resíduos não perigosos para aterros. Este fator está presente no Plano de Sustentabilidade da multinacional, onde já é contabilizado o aumento do volume de produção.