E se em troca de dinheiro a caixa de multibanco pedisse dispositivos eletrónicos usados em vez do cartão? A invenção é de uma empresa norte-americana que permite reciclar estes aparelhos podendo o montante equivalente ao dispositivo ser levantado na máquina, acumulado na conta ou doado a instituições.
Para o ecoATM (que também é o nome da empresa) funcionar basta introduzir nesta espécie de caixa de multibanco um telemóvel ou leitor de mp3. Depois, o aparelho eletrónico é alvo de um “scan” que é comparado às 4.000 imagens registadas na máquina e fornece uma primeira avaliação do valor do objeto.
De seguida, através de um cabo, liga-se o aparelho e acede-se a um sistema de pré-leilão, onde os diferentes compradores já fizeram previamente as suas ofertas com base na marca, modelo e o estado de conservação do instrumento. Depois de analisadas as ofertas é selecionada aquela que oferece o valor mais alto sendo o montante disponibilizado pela máquina.
Assim, este sistema permite que o cliente se desfaça de um antigo aparelho e ainda receba uma recompensa por isso, o que acontece em 75% dos casos. O caráter ecológico deste mecanismo também permite a reutilização dos materiais ou a recuperação de determinados componentes prejudiciais ao ambiente.
O ecoATM foi desenvolvido por dois engenheiros e financiado pela National Science Foundation, e as primeiras caixas de multibancos deste tipo foram lançadas em 2011, em San Diego. Até ao final do ano, a empresa prevê instalar 300 caixas em centros comerciais e grandes lojas de todo o país.
Clique AQUI para aceder ao site da empresa ecoATM.
[Notícia sugerida por Piscote Serafim]