Até à data, a Arábia Saudita, o Brunei e o Qatar eram os únicos países do mundo árabe que nunca tinham permitido a presença de atletas feminas nos jogos olímpicos.
A organização Human Rights Watch denunciou, recentemente, as limitações que as atletas destes países, sobretudo no Arábia Saudita, enfrentam sem possibilidade de frequentar equipamentos desportivos como ginásios, pistas ou piscinas.
Segundo Sheik Saoud bin Abdulrahman Al Thani, secretário-geral do Comité Olímpico do Qatar, o Comité Olímpico Internacional (COI) convidou-as a participar no Jogos Olímpicos de 2012, apesar de as atletas não terem conseguido ser apuradas por qualificação direta.
O COI avança que outras duas atletas do sexo feminino do Qatar poderão ainda ser convidadas para se juntarem a estas qatarianas em representação do país.
O Qatar dá, assim, um passo em frente relativamente à Arábia Saudita e ao Brunei, que passam a ser os dois únicos países do mundo árabe que nunca foram representados por mulheres nos Jogos Olímpicos.
Qatar quer receber Jogos Olímpicos de 2020
O Qatar pretende ser o primeiro país árabe a realizar os Jogos Olímpicos, sendo já a segunda vez que a capital do Qatar se mostra interessada em receber o maior evento desportivo do mundo.
“Não se pode negar a honra de receber o maior evento desportivo do planeta e ser o foco de atenção do desporto mundial”, explica o Comité Olímpico do Qatar no site oficial.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Alexandra Luís]