Portugal somou um total de nove medalhas no Campeonato Europeu de Muaythai, que terminou este domingo, em Lisboa. A competição trouxe a Portugal cerca de 300 atletas, de 25 nacionalidades, que, entre 24 e 28 de Julho, discutiram um total de 200 comba
Portugal conquistou um total de nove medalhas no Campeonato Europeu de Muaythai, que terminou este domingo, em Lisboa. A competição trouxe a Portugal cerca de 300 atletas, de 25 nacionalidades, que, entre 24 e 28 de Julho, discutiram um total de 200 combates.
Rui Briceno foi um dos portugueses a elevar as cores da bandeira nacional ao mais alto lugar do pódio. O atleta conseguiu derrotar Takhir Mardaye, do Cazaquistão, ao fim de três assaltos, conquistando a medalha de ouro.
“Fico extremamente contente por ter conseguido vencer. Estão aqui os melhores da Europa e para mim é uma emoção enorme poder estar ao nível dos melhores”, refere o atleta em comunicado enviado ao Boas Notícias.
“Comecei a praticar Muaythai há três meses e estou a ter bons resultados, o que é muito recompensador. Espero continuar assim e defender o meu título”, adianta Rui Briceno.
Também a prestação de Ricardo Cabral, que derrotou Daniel Veidenthaler, da República Checa, foi motivo de alegria na seleção nacional. Com esta vitória e ao fim de três assaltos na categoria de Senior Masculino 81kg, o atleta assegurou o ouro.
“Foi dito e feito. Eu tinha dito que ia lutar pelo ouro e assim foi. Com esforço e com dedicação e sempre a acreditar em mim. Todo o apoio que me deram contribuiu muito para este meu resultado”, afirma Ricardo Cabral.
“Consegui e tive um adversário muito difícil. Ganhar esta medalha é muito importante para mim e também para a seleção. Ajuda a projetar o desporto e o nosso valor. Agora é trabalhar para o Campeonato do Mundo. Vou voltar a dar o meu melhor”, promete o atleta.
Duas pratas e cinco bronzes
Rui Briceno (Sénior Masculino – 63,5Kg) e Ricardo Cabral (Sénior Masculino – 81Kg) arrecadaram outras duas medalhas de ouro para Portugal, enquanto Helder Victor e Bruno Santos subiram ao pódio para receber duas pratas.
Os cinco bronzes, do total de nove medalhas conquistadas por Portugal, foram conquistadas pelos atletas António Gama, Luís Cunha, Rúben Avelar, Marisa Pires e Andreia Almeida.
O Muaythai é fruto de uma riquíssima cultura e história tailandesa, na qual foram incorporadas as artes e rituais de luta. Esta arte foi desenvolvida há dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contacto do mundo.
Nos últimos anos, o Muaythai tornou-se uma arte marcial global, com praticantes e eventos realizados em mais de 100 países.