O português Rui Briceno sagrou-se, esta semana, campeão mundial de Muay Thai, na categoria de 60 kg, ao vencer o espanhol Jonathan Fabian em Messines, no Algarve.
O português Rui Briceno sagrou-se, esta semana, campeão mundial de Muay Thai, na categoria de 60 kg, ao vencer o espanhol Jonathan Fabian na 10ª Gala de Desportos de Combate que decorreu em São Bartolomeu de Messines, no Algarve.
A competição foi organizada pela Casa do Povo Local e, segundo o Jornal do Algarve, foram mais de 1.000 as pessoas que assistiram à consagração de Briceno, mais conhecido por “Pitbull” e natural da região algarvia, no Pavilhão da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines.
O atleta português derrotou o espanhol num combate disputado até ao último instante, fazendo vibrar a assistência, já que este era o momento mais ansiado do cartaz da Gala.
Também de acordo com a imprensa local, o cartaz incluía um total de 15 combates com algumas das mais importantes estrelas de Muay Thai a nível nacional e internacional que atraíram muitos apreciadores deste desporto ao Algarve. Em prova estiveram também atletas de Lisboa, Alentejo e Espanha, entre outros locais.
Após soar a campainha que encerrou o combate, conta o jornal algarvio, teve lugar o momento mais surpreendente. O espanhol Fabian festejou imediatamente, ainda antes de o júri anunciar o vencedor, mas o árbitro acabou por levantar o braço do adversário português, concedendo-lhe o estatuto de cinturão mundial de Muay Thai.
Muay Thai: Uma luta milenar
O Muay Thai – também conhecido como Boxe Tailandês – é um desporto de combate originário da Tailândia com mais de 2.000 anos de história. Porém, distingue-se do boxe tradicional já que, além dos punhos, é permitido golpear os adversários usando outras partes do corpo como os cotovelos e os joelhos.
Esta arte marcial tem expressão em diversos países um pouco por todo o mundo, entre eles, além de Portugal, a Austrália, a Inglaterra, a Holanda, a França, o Japão, a Coreia, os Estados Unidos e o Brasil.