O movimento, resultante de uma parceria entre a Lilly Portugal, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), e que se apresenta como um projeto a longo prazo, irá promover diversas atividades com o propósito de informar o público e incentivar a um estilo de vida mais saudável.
Tal como é habitual no Dia Mundial da Diabetes, edifícios e monumentos do mundo serão iluminados com uma luz azul, cor associada à doença. Em Portugal, o monumento escolhido é a estátua de D.Pedro IV e a luz será gerada pelas pedaladas dos voluntários nas bicicletas instaladas para o efeito.
Rossio: Contribuir a pedalar
Entre as 8h até às 20h de 13 de Novembro, quem passar pela Praça do Rossio pode deixar o seu contributo para esta iniciativa: basta pedalar numa das bicicletas disponíveis, contribuindo para acumular quilómetros que serão convertidos na energia necessária para iluminar a estátua de azul.
Já no dia 14, quarta-feira, será a vez de os restaurantes contribuírem para este projeto. Ter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para quem é diabético, permitindo para controlar os sintomas da doença, e, por isso, 30 restaurantes, de norte a sul do país, vão criar um menu saudável, aprovado pela APDP, disponível para todos os clientes.
Para além deste menu, os restaurantes, que terão na porta um dístico que diz “Restaurante em Movimento pela Diabetes”, vão ainda disponibilizar dicas de alimentação saudável e informação sobre esta iniciativa.
Em Portugal, calcula-se que existam cerca de um milhão de pessoas com diabetes e que no mundo inteiro esse número chegue aos 250 milhões de pessoas, naquela que é, segundo a OMS, a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos