José Mourinho acaba de ser eleito, pela quarta-vez, o melhor treinador do mundo no ano de 2012 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
José Mourinho acaba de ser eleito, pela quarta-vez, o melhor treinador do mundo no ano de 2012 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Depois de, há dois dias, ter perdido para Vicente del Bosque o mesmo prémio atribuído pela FIFA, o técnico português torna-se, assim, o primeiro a nível internacional a somar quatro galardões IFFHS.
O atual treinador do espanhol Real Madrid já tinha conquistado o título de melhor do mundo para a IFFHS em 2004, 2005 e 2010 e, este ano, repetiu a proeza, reunindo 101 pontos, mais dois que o italiano Roberto di Matteo que, depois de ter conduzido o Chelsea ao título europeu de clubes, ficou em segundo lugar nas escolhas da federação.
A fechar o pódio surge o nome do argentino Diego Simeone, que ficou a quatro pontos de distância de José Mourinho, tendo garantido a terceira posição graças ao seu desempenho ao comando do Atlético de Madrid que, este ano, arrebatou a Liga Europa e a Supertaça Europeia.
A vitória é especialmente prestigiante para Mourinho já que, com esta escolha, o português se afasta ainda mais dos concorrentes: neste momento, apenas cinco técnicos no ativo têm mais de uma distinção. São eles o italiano Marcello Lippi, o alemão Ottmar Hitzfeld, o argentino Carlos Bianchi, o escocês Alex Ferguson e o espanhol Josep Guardiola, todos premiados por duas vezes com este título.
Veja abaixo o “top 10” de melhores treinadores do mundo da IFFHS:
1. José Mourinho (POR/Real Madrid), 101 pontos.
2. Roberto Di Matteo (ITA/Chelsea), 99.
3. Diego Simone (ARG/Atlético de Madrid), 97.
4. Josep Guardiola (ESP/Barcelona), 82.
5. Tite (BRA/São Paulo), 61.
6. Jupp Heynckes (ALE/Bayern Munique), 40.
7. Alex Ferguson (ESC/Manchester United), 27.
8. Jürgen Klopp (ALE/Borussia Dortmund), 15.
9. Marcelo Bielsa (ARG/Athletic Bilbao), 12.
10. Roberto Mancini (ITA/Manchester City), 11.
[Notícia sugerida por Carla Ferreira Neves]