A 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa na próxima sexta-feira, tem prevista a exibição de 19 filmes portugueses na sua programação, como parte da iniciativa do Ano de Portugal no Brasil, avança a agência Lusa.
O realizador Miguel Gomes será homenageado, com a exibição de cinco de seus filmes, três deles longas metragens: “A cara que mereces” (2004), “Aquele querido mês de Agosto” (2008) e “Tabu” (2012), este último premiado, em fevereiro, no festival de Berlim.
A mostra também exibirá “O Gebo e a Sombra”, de Manuel de Oliveira, pela primeira vez no Brasil. A participação do filme no festival levará a São Paulo a atriz Leonor Silveira, que afirmou à Lusa esperar uma receção calorosa do público ao filme.
“Os filmes [portugueses] participantes na mostra destacam a modernidade e contemporaneidade da nossa identidade, da nossa arte, de forma especial”, disse Silveira, em contacto telefónico, salientando que o cinema é “um cartão de visita extraordinário” para Portugal.
Quatro filmes portugueses participam na competição Novos Realizadores: “A Casa”, de Júlio Alves; “Meu Caro Amigo Chico”, de Joana Barra Vaz, “O Frágil Som do Meu Motor”, de Leonardo António, e “Estrada de Palha”, de Rodrigo Areias.
A 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será aberta oficialmente na quinta-feira. A exibição de filmes para o público começa na sexta-feira e prolonga-se até 1 de novembro.
Ao todo, serão exibidos mais de 350 filmes de 60 países.