De acordo com o Jornal de Notícias, o ancião já distribui assim pelas instituições sociais do seu concelho equipamentos no valor total de 158 mil euros. A generosidade valeu-lhe um dístico com o seu nome em cada uma das viaturas que foram entregues nos anos de 2009 e 2010.
Amadeu Gouveia é agora o único irmão da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua a quem foi atribuído o estatuto de benemérito, uma distinção que o orgulha.
Questionado sobre qual a sua motivação, Amadeu responde: “Nada de especial. Apenas fico muito feliz ao dar o que tenho. Sobretudo quando o faço a favor de instituições que existem para apoiar quem precisa. A cabeça e o coração mandam-me ajudar”, justifica.
Amadeu tem apenas um sobrinho como família mais próxima, já que nunca casou nem chegou a ter filhos. Considera o sobrinho como “um cúmplice” dos atos filantrópicos que pratica. “É como um filho. Estamos sempre unidos e em sintonia”, conta ao JN.
O Presidente da Câmara também enalteceu o “acto nobre” de Amadeu Gouveia durante a última cerimónia de entrega de uma das ambulâncias, no valor de 42 mil euros, que decorreu neste último natal.
“Não há palavras que traduzam aquilo que todos nós estamos a sentir perante este gesto do Sr. Amadeu e perante o espírito solidário para com todos os mortaguenses e todas as pessoas em geral”, declarou o Presidente da autarquia, citado em comunicado.