A data será também assinalada com o início da construção do novo habitat das lontras, na margem do lago exterior, e a nova Sala de Experimentação Científica. O Fluviário de Mora passa assim a dispor das valências necessárias para a investigação científica, adianta a instituição num comunicado enviado à imprensa.
Entre as 10h00 e as 19h30, os visitantes do Fluviário poderão experimentar Rappel, Escalada e Slide, Tiro com Arco e Zarabatana, até Besta e Fisga, Balão de Ar Quente, Air Bungee, podendo fazer ainda uma pintura facial.
Simultaneamente, às 18h00, inicia-se o colóquio “Aquários Públicos – Importância Ambiental e Económica”, com o Arquiteto Nuno Lecoq e o Dr. José Eduardo Martins, seguindo-se a entrega do Prémio Jovem Empreendedor, às 19h00.
Inaugurado a 20 de março de 2007, o Fluviário de Mora foi o primeiro aquário de água doce da Europa, aliando a vertente lúdica à atividade pedagógica e científica.
Museu do Ano em 2007, o Fluviário de Mora atraiu já, a um concelho com menos de seis mil habitantes, mais de meio milhão de visitantes.