Os habitantes da aldeia de Travassos da Chã, em Montalegre, vão cozer pão no forno comunitário durante este fim de semana para reavivar as memórias mais ancestrais do processamento do pão.
Os habitantes da aldeia de Travassos da Chã, em Montalegre, vão cozer o pão no forno comunitário durante este fim de semana para reavivar as memórias mais ancestrais do processamento do pão.
A iniciativa visa dar a conhecer aos mais novos como é feito o fabrico do pão, promover o turismo gastronómico da região e comercializar os produtos da terra ao mesmo tempo que se conservam tradições.
Paulo Dias, responsável pela organização desta que é a I Festa do Pão e Feira das Bicas, contou à agência Lusa que a maioria dos moradores daquela aldeia já não coze pão, optando, antes, por comprá-lo. Este comportamento leva a que os fornos se degradem com o tempo e ao esquecimento de toda uma tradição secular.
“É uma pena esta tradição estar praticamente perdida”, frisou o também membro da Associação Chã Criativa. Durante o dia de sábado, as pessoas vão cozer pão e bicas de carne no forno comunitário da aldeia, desativado há vários anos.
Dessa forma, será dado a conhecer aos jovens, turistas e visitantes todo o processo da moagem e cozedura do pão em tempos anteriores. No final do dia, será servido um lanche comunitário com aquilo que for confecionado até à hora.
Além disso, enquanto o pão estiver a cozer no forno, a associação tem prevista uma visita guiada pelas margens do rio Rabagão, via romana e monumentos da freguesia, como forma de divulgação e descoberta de todos os recantos da zona.
Até domingo, por forma a promover os produtos da terra, vai decorrer, no centro da aldeia, uma feira com expositores locais de mel, pão centeio, bicas de carne, folar, compotas e artesanato. O certame será animado por concertinas, ranchos folclóricos e grupos musicais locais.
“Queremos divulgar a nossa gastronomia e proporcionar momentos de interação social entre as populações locais e os visitantes”, esclareceu o dirigente associativo.
Organizada pela Associação Chã Criativa, a mostra conta com o apoio da Junta de Freguesia da Chã, Ecomuseu do Barroso e Câmara de Montalegre.
Clique AQUI para saber mais sobre esta iniciativa.