A Monstra - Festival de Animação de Lisboa vai homenagear o cinema de animação brasileiro e espanhol, com a exibição de 250 filmes dos dois países entre 7 e 17 de Março, na capital do país.
A Monstra – Festival de Animação de Lisboa vai homenagear as produções cinematográficas dos dois países, naquela que será a maior edição de sempre do evento. O cinema de animação do Brasil e de Espanha ganha destaque nos dez dias do evento que decorre de 7 a 17 de Março.
Brasil é o primeiro destaque na Monstra 2013 que vai exibir mais de 100 filmes produzidos naquele país, até ao dia 10 de Março. O realizador brasileiro Chico Liberato será homenageado no decorrer do festival e apresentará em Lisboa toda a sua obra, desde o “Boi Aruá” de 1983 até à sua mais recente produção, “Ritos de Passagem”.
A partir de 11 de Março o festival vai debruçar-se sobre o cinema de animação espanhol, com programas do País Basco, Comunidade Autónoma de Madriz, Galiza, Valência e Catalunha. O cineasta homenageado é Segundo de Chomón, reconhecido pelas primeiras experiências pioneiras em animação e pelas suas produções com recurso à técnica fotográfica de stop motion.
Prémio vai distinguir melhor projeto de animação português
Este ano, a Monstra trás uma novidade para os criadores portugueses: o “Prémio Produção”. A organização pretende distinguir o melhor projeto de animação português no âmbito das longas-metragens. Para além deste concurso serão realizadas as habituais competições de estudantes, de curtíssimas e a 2ª edição da competição Portuguesa, com o Prémio SPA / Vasco Granja.
A Monstra 2013 traz a Lisboa estreias absolutas de dois conhecidos realizadores japoneses, Isao Takahata e Gorõ Miyazaky, filho do conhecido realizador Hayao Miyazaky. “From up on Poppy Hill”, “Letter to Momo” e “Grave of Fireflies” representam o cinema nipónico na edição deste ano.
O programa do Japão fará ainda uma retrospetiva do realizador Mirai Misué que vai estar em Lisboa para apresentar os seus filmes e fazer uma masterclass da sua obra, uma aula onde os participantes interessados podem aprender sobre o cinema de animação.
Monstrinha – A Monstra dos mais novos
A programação da Monstrinha volta a ganhar destaque no festival de cinema de animação. A programação da 12ª edição conta com sessões nas escolas da cidade de Lisboa ao longo dos dez dias de evento e com filmes ao fim de semana para pais e filhos. “O Grilo Feliz e os Insectos Gigantes” e “Os Brichos” são as duas longas-metragens brasileiras em destaque.
A Monstra vai também exibir dois dos maiores filmes de animação da história do cinema que celebram 25 anos em 2013: “Quem Tramou Roger Rabbit”, da Disney, e “Akira, um filme japonês de Katsuhiro Otomo que liga o animé à manga.
Ao longo dos dez dias de festival, o público poderá assistir a 250 filmes brasileiros e espanhóis, cerca de 140 filmes em competição, que representam 48 países. A Monstra 2013 garante mais de 250 sessões e 500 obras de “muito e bom cinema de animação”.
Clique AQUI para aceder ao programa completo da Monstra 2013.