O município de Reguengos de Monsaraz, em Évora, acaba de anunciar a abertura do processo de seleção de jovens, desempregados ou à procura do primeiro emprego, para integração no Programa Municipal de Ocupação Temporária deste ano.
O município de Reguengos de Monsaraz, em Évora, acaba de anunciar a abertura do processo de seleção de jovens para integração no Programa Municipal de Ocupação Temporária de Jovens deste ano. O programa destina-se a jovens que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego.
Em comunicado, a autarquia explica que a iniciativa é dirigida a residentes no concelho de Monsaraz com idades entre os 18 e os 25 anos. No total vão ser integrados 10 jovens: três na manutenção de equipamentos e espaços públicos, quatro na área do ambiente, limpeza e proteção civil, dois no património e turismo e um no apoio social.
Segundo a câmara municipal, o projeto visa a ocupação dos tempos livres dos jovens em atividades de interesse municipal, permitindo-lhes o contacto experimental com a vida profissional para potenciar as suas capacidades cívicas e de participação social, pretendendo-se que seja também um contributo para a sua inserção no mercado do trabalho.
“Este é um projeto inovador em termos de apoio aos jovens do nosso concelho e à sua inserção na vida ativa”, salienta José Calixto, presidente da câmara de Reguengos de Monsaraz. “Pretende-se, assim, atenuar a difícil situação socioeconómica para a qual as mais recentes políticas públicas estão a conduzir muitas famílias”, explica ainda.
A colocação dos jovens no programa tem uma duração de nove meses, de abril a dezembro, pretendendo-se que assuma um caráter anual e todos os selecionados terão direito a uma bolsa mensal.
Os interessados já podem efetuar a sua candidatura ao programa, inscrevendo-se, até dia 8 de março, no Serviço de Ação Social da autarquia.