NULL
Está patente até 26 de Fevereiro do próximo ano, na vila medieval de Monsaraz, Alentejo, uma exposição fotográfica que homenageia a olaria, da autoria de Liete Quintal.
Sob o título “Enquanto o oleiro vai e vem, folgam as cores”, a exposição reflete “o jogo entre o vísivel e o invisível, a abstração e a repetição, capaz de conduzir para além do que está representado”, sendo a luz o que torna as imagens únicas, explica o comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
A mostra fotográfica reúne imagens recolhidas pela fotógrafa na Olaria Joaquim Lagareiro, uma das olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, um dos maiores de Portugal, que tem mais de um século de existência e onde se produzem louças ou objetos de barro de forma artesanal e industrial.
Liete Quintal afirma que se apaixonou pelo local desde a primeira vez que o visitou e que foi esse o motivo que a levou a eternizá-lo em imagens. “Fui arrebatada pelos fachos de luz natural oriundos de fendas do telhado ou de frestas de janelas. Cores, texturas e formas deixavam o lugar-comum semanal para ganharem um novo valor”, contou a artista.
A mostra integra-se no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 10.00h e as 12.30h e entre as 14.00h e as 17.30h.