Em Monsaraz, no Alentejo, cerca de meia centena de figuras em tamanho real vão, pelo décimo quarto ano consecutivo, compor o Presépio de Rua que, pela altura do Natal, animam aquela vila medieval. O mesmo vai ser inaugurado já no próximo domingo, dia
Em Monsaraz, no Alentejo, cerca de meia centena de figuras em tamanho real vão, pelo décimo quarto ano consecutivo, compor o Presépio de Rua que, pela altura do Natal, animam aquela vila medieval. O mesmo vai ser inaugurado já no próximo domingo, dia 1 de Dezembro, pelas 17h, e pode ser visitado até 6 de Janeiro.
No total vão ser 46 as figuras que vão estar distribuídas pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde vai estar uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal: a Virgem, São José e o Menino.
As figuras, da autoria da escultora Teresa Martins, foram construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, pintadas com tons pastel, rosa velhos e lilases e dotadas de caras e mãos feitas em cerâmica.
Durante a época natalícia e até ao Dias de Reis, a 6 de Janeiro do próximo ano, as diferentes peças vão acompanhar os milhares de habitantes e turistas que, nesta altura do ano, percorrem as ruas históricas de Reguengos de Monsaraz. Entre elas podem-se contar os três reis magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve.
Para além destes, estão ainda representados ofícios tradicionais do concelho como, por exemplo, a olaria e a vitivinicultura. Todos os anos, as figuras mudam a sua localização na vila, por forma a que o seu sentido seja igualmente diferente, de ano para a ano.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a autarquia refere que a iniciativa, “com méritos firmados e elevada criatividade”, visa promover com criatividade aquela vila medieval, sendo que todas as figuras vão estar iluminadas, num efeito visual apreciável para os visitantes que ali se deslocarem durante a noite.