por redação
O programa Habita Jovem concede apoios financeiros entre os cinco mil e os 15 mil euros a jovens e casais com baixos rendimentos, cuja média de idades não ultrapasse os 40 anos, com a obrigatoriedade de residirem no concelho pelo período de dez anos.
“É um programa único no território nacional, arrojado e inovador, significando uma vontade de fixar as populações num território onde se tem assistido, desde os anos 70 do século passado, a uma redução significativa da população residente”, frisou o presidente da Câmara de Monchique, no distrito de Faro, citado pelo “Diário Online” numa nota de imprensa do município.
O autarca perspetivou que os milhares de euros investidos na fixação dos casais e jovens “terão um retorno significativo, nomeadamente o da esperança para um território de baixa densidade populacional, que pretende inverter os números negativos” da população residente.
“É uma janela de esperança que se abre e a prova que estamos a fazer coisas diferentes para fixar população jovem, tão necessária para o desenvolvimento de Monchique”, destacou o autarca.