A descoberta foi anunciada por especialistas do museu espanhol durante um seminário na Galeria Nacional de Londres, há duas semanas, e foi divulgada pela primeira vez na revista The Art Newspaper.
A conclusão que esta cópia da Mona Lisa foi pintada simultaneamente e na própria oficina de Da Vinci foi obtida quando os restauradores descobriram que as retificações da cópia são praticamente iguais ao original, o que faz pensar que um discípulo acompanhou o processo de criação da obra e fez as mesmas mudanças que Da Vinci.
Análises de raios-x permitiram comprovar que sob um verniz escuro na obra – praticamente do mesmo tamanho que a Mona Lisa autêntica – havia um fundo paisagístico da Toscana parecido com o do quadro original.
A análise comprovou ainda que a obra está pintada sobre nogueira tal como a autêntica Mona Lisa. Anteriormente, acreditava-se que a cópia tinha sido feita sobre carvalho e, por isso, não poderia ter sido feito em Itália.
A obra estava já datada entre 1503 e 1506
, sendo contemporânea à obra de Da Vinci. Mas, agora, o que se tenta descobrir, é a autoria desta cópia, dividida entre dois de seus alunos mais próximos: Andrea Salai e Francesco Melzi.A cópia está em melhor estado de conservação que o original e foi também certificada pelo Museu do Louvre. Está previsto que o quadro viaje, entre final de Março e Junho deste ano, até Paris onde ficará exposto, juntamente com a obra original, numa mostra dedicada a Da Vinci.
Clique AQUI para ler o artigo da Art Newspaper e AQUI para ver o quadro na galeria online do Museu do Prado.
[Notícia sugerida por Elsa Martins, Raquel Baêta e Patrícia Guedes]