O objetivo da Câmara Municipal de Mogadouro, em Bragança, é reabilitar a zona envolvente da ribeira, de forma a torná-la num espaço agradável. Além da limpeza e proteção ambiental do curso de água a autarquia vai construir um parque de lazer urbano, algo que faltava à vila.
“A malha urbana de Mogadouro torna-se bastante seca no Verão e como a ribeira do Juncal é o curso de água mais próximo, torna-se importante para passar os meses mais quentes do ano e tornar o local numa área agradável de lazer”, explicou à Lusa António Pimentel, o vereador das Obras Públicas.
A zona que vai ser recuperada é de grande importância, já que será a porta de entrada sul na Rota da Terra Fria que engloba cinco concelhos: Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso, Bragança e Vinhais. O espaço situa-se perto do complexo desportivo da vila e do parque escolar. Na zona vai também nascer o futuro lar da terceira idade da Santa Casa da Misericórdia local.
A ribeira do Juncal faz a divisão entre a vila de Mogadouro e a aldeia de Zava. O concurso público para a adjudicação da obra já está em curso, segundo disse o vereador à Lusa.