Duas moedas portuguesas cunhadas pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) em 2013 estão nomeadas para os prémios internacionais "Coin of the Year 2015", cujos vencedores vão ser divulgados em Janeiro de 2015 em Berlim.
Duas moedas portuguesas cunhadas pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) em 2013 estão nomeadas para os prémios internacionais “Coin of the Year 2015”, cujos vencedores vão ser divulgados em Janeiro de 2015 durante a World Money Fair, em Berlim, na Alemanha.
Os galardões em causa distinguem o que de melhor se faz no mundo ao nível do 'design', da temática e do 'marketing' de moedas, escolhendo as vencedoras em 10 categorias e, entre estas, aquela que será a melhor moeda do ano.
As moedas nacionais a concurso são a moeda comemorativa do 250.º Aniversário da Torre dos Clérigos e a moeda comemorativa dos 150 Anos da Fundação Cruz Vermelha, revela um comunicado enviado ao Boas Notícias pela INCM.
A moeda corrente de dois euros alusiva ao 250.º Aniversário da Torre dos Clérigos, com um limite de emissão de 10.000 exemplares com acabamento 'proof', 15.000 com acabamento BNC e 500.000 com acabamento normal, cuja face nacional é da autoria do escultor Hugo Maciel, está nomeada na categoria de “Melhor Moeda Bimetálica”.
A moeda de coleção comemorativa dos 150 anos da Fundação Cruz Vermelha, por seu lado (à direita), concebida por José Bandeira e Delgado Nunes, com o valor facial de 2,50 euros e emissão limitada a 2.500 exemplares em prata 'proof' e 100.000 em cuproníquel com acabamento normal, está a concurso na categoria de “Most Inspirational Coin”.
Depois de terem sido avaliadas por um júri constituído por autores, editores, numismatas e membros da American Numismatic Association e do Citizens Coinage Advisory Committee, os exemplares selecionados vão ser apreciados por um painel internacional de 80 juízes, composto por especialistas, jornalistas e representantes de casas de moeda e museus que irão decidir quais são as moedas vencedoras.
Os Prémios Coin of The Year decorrem desde 1984, tendo reconhecido o trabalho da INCM com diversas nomeações e com os prémios de “Melhor Moeda Corrente” em 1993 (200 escudos – bimetálica – Garcia de Orta) e os prémios de “Melhor Moeda Histórica” e de “Melhor Moeda Comemorativa” em 2000 (respetivamente, moeda dos 500 Anos da Chegada à Índia e moeda do Ano Internacional dos Oceanos).