Dezoito manequins mostraram que a moda também pode ser glamorosa para as mulheres que vestem tamanhos grandes, no primeiro desfile exclusivamente dedicado às modelos XL na semana da moda de Nova Iorque, no passado dia 15 de setembro.
[Fotografia: © AP Photo/OneStopPlus.com]Dezoito manequins mostraram que a moda também pode ser glamorosa para as mulheres que vestem tamanhos grandes, no primeiro desfile exclusivamente dedicado às modelos XL na semana da moda de Nova Iorque, no passado dia 15 de setembro.
Representando a marca OneStopPlus.com, uma loja de vestuário online para homens e mulheres de tamanhos grandes, as manequins sentiram-se satisfeitas com esta abertura a um segmento de mercado até agora muito ignorado na indústria da moda.
“É um grande, grande passo para a aceitação destas pessoas que vestem números grandes”, declarou Gabourey Sidibe, atriz já nomeada para os Óscares (“Precious”) e uma das participantes no desfile, citada pela Associated Press.
Stephanie Sobel, presidente da OneStopPlus.com, reiterou a mesma ideia, frisando que cerca de 62% das mulheres norte-americanas vestem roupas a partir do tamanho 40 e que, por isso, não podem usar a maior parte dos designs existentes, confecionados para mulheres mais magras.
Contudo, o preconceito persiste noutros eventos. Recorde-se que, dias depois, na semana da moda de Milão, a marca Elena Miró, que trabalha regularmente com modelos XL, foi afastada do calendário de desfiles oficial. Segundo os organizadores, as modelos não se enquadravam na imagem desejada para a moda italiana.
Ainda assim, tem sido dado cada vez mais destaque a estas modelos, que já fazem a capa de revistas tão prestigiadas como a Elle.