Uma jovem portuguesa desenvolveu uma coleção de roupa inspirada na Serra da Estrela e vai agora apresentá-la ao público na passarela da Moda Lisboa. Filipa Gomes é aluna de mestrado de Branding e Design de Moda no IADE e foi convidada a integrar o de
Uma jovem portuguesa desenvolveu uma coleção de roupa inspirada na Serra da Estrela e vai agora apresentá-la ao público na passarela da Moda Lisboa. Filipa Gomes é aluna de mestrado de Branding e Design de Moda no IADE e foi convidada a integrar o desfile que apresenta as ideias de 10 jovens, finalistas de cursos de moda em escolas portuguesas e internacionais.
Apelidada de 'Uni', a coleção desenvolvida pela designer de 21 anos é inspirada na paisagem natural da Serra da Estrela, pelo que as peças são essencialmente feitas com algodão, camurça e lã felpuda.
Apesar da componente tradicional e serrana em peças como camisolas, calças e casacos, a coleção adota uma atitude disruptiva ao introduzir novos elementos no vestuário masculino, nomeadamente as leggings. No que toca a cores, Filipa aposta numa paleta rica em brancos, castanhos, laranjas, azuis e cinzas.
A coleção vai ser apresentada dia 11 de Outubro, no desfile 'Sangue Novo', da Moda Lisboa, a decorrer pelas 18 horas no hall dos Paços do Concelho. Trata-se da décima edição do desfile embora, curiosamente, já não subisse à passarela da Moda Lisboa há cerca de dez anos.
Desta vez sem o caráter competitivo que marcou as anteriores edições – e que lançou nomes sonantes como Maria Gambina, Lara Torres, Miguel Flor, Osvaldo Martins, Ricardo Dourado e Priscila Alexandre –, o desfile será uma apresentação onde todos concorrem pelo mesmo objetivo: mostrar a obra, expor tendências e marcar pela primeira vez posição artística num dos eventos mais importantes para a indústria da moda em Portugal.