Ser estilista nunca fez parte dos meus objetivos por muitas ideias e criatividade que possa ter. Esse não é o meu mundo. O meu mundo é contribuir para melhorar a vida de quem precisa.
Sou consultora de moda porque o que me preenche e faz feliz é poder ajudar a aumentar a autoestima de quem me procura, porque a autoestima faz crescer a autoconfiança e essa é a arma mais poderosa que qualquer um de nós pode e deve descobrir dentro de si.
Vamos aos looks, “outfits” e tendências, mas primeiro temos que nos ver ao espelho, entender o nosso corpo, aceitar as medidas que ele tem agora e perceber qual é a parte de que mais gostamos.
Qual é a parte que queremos evidenciar: a cintura? o decote? as pernas? as mãos, os olhos? Este é o primeiro passo para nos vestirmos com confiança.
Conselho: Usem algumas cores e peças tendência da estação assumindo que estão a par das novidades, mas não se tornem em ” fashion victims”. É na nossa individualidade que nos distinguimos e tornamos únicos. Sem ou com a pretensão de o ser.
Nota: nem tudo o que gostamos de ver nos outros nos pode ficar bem… portanto é aceitar essa realidade, por muito que custe e “bola para a frente”, toca a descobrir o que nos vai “ficar a matar”.
Boas noticias! A moda é democrática e a primavera chegou cheia de cor. Padrões ousados e atrevidos, rendas marotas e sensuais, acessórios XXL.
Portanto, a ordem é para se divertirem na hora de escolher o que vão usar no dia seguinte (sim…esta é uma regra de ouro: preparar SEMPRE a roupa para o dia seguinte, de véspera). E porque segundo o calendário, a primavera chegou no dia 20 de março às 16:15, mas o São Pedro anda com mau feitio, o que acontece na realidade é que temos um armário bipolar. Ora está frio, ora chove, ora há tempestades, ora o sol brilha e fica quentinho. Posto isto, proponho quatro looks primaveris dedicados a este São Pedro brincalhão. Mas deixo a pista: mantenham umas galochas, uma gabardine e um casaco mais quente sempre por perto.
Dica: Elejam sempre uma peça “rainha” que vai marcar o look.
Look Jardim
As calças floridas são a peça “rainha”. Combinadas com um top mais discreto e um toque de cor nos acessórios, fazem deste conjunto um jardim equilibrado e primaveril.
Segredo: este tipo de calças usadas desta forma criam a ilusão perfeita e alongam as pernas. São ideais para quem gostava de ter mais uns centímetros em altura.
O lenço pode passar do pescoço para a carteira, porque não?
Look, sofisticado e divertido.
As sandálias são a peça “rainha”. O top vermelho destaca-se não só pela cor como pelo corte.
Perfeito para quem tem uns ombros bonitos e gosta de os evidenciar e a meia manga (tendência) é perfeita para quem prefere manter os braços mais tapadinhos. (entre nós, bem sabemos que a força da gravidade gosta de atacar aquela zona do nosso corpinho, mas não vamos deixar que ganhe esta batalha)
As calças brancas a 3/4 dão um ar descontraído e sofisticado em simultâneo. Os sapatos, oh meu Deus! são definitivamente a peça que faz a diferença neste outfit. Com várias cores, pedras aplicadas, salto médio quadrado e dourado, que é outra tendência desta estação.
Os acessórios são mais discretos, mas só em tamanho.
Look étnico ou o tão famoso “hippie chic”
Os brincos XXL são a peça “rainha”. O “jumpsuit” é prático e muito confortável. Os ténis beges com apontamentos dourados e a carteira pequena foram a minha escolha para dar um ar mais descontraído e luminoso ao conjunto.
Segredo: o cinto ajustável afina qualquer silhueta.
Look é o elegante.
Uma das tendências desta estação é utilizar a monocromia. Isto é, usar a mesma cor da cabeça aos pés. E a escolha da peça “rainha” neste caso está de acordo com esta tendência. As calças têm um corte elegante, cintura subida, vincadas e conjugadas com o top para dentro – criam a ilusão de umas pernas mais longas. O top é simples, no entanto, a renda e a leveza dão-lhe um toque sensual.
O casaco, inspirado no pijama look que tão tendência continua a ser é para além de confortável, perfeito, porque tem um cinto discreto que se ajusta e molda a silhueta. Os acessórios também foram escolhidos em função da monocromia.
Divirtam-se e não se esqueçam que na verdade o sorriso é o acessório “rainha” que ilumina qualquer look!
Beijinhos e até breve
Catarina Camacho, consultora de moda
Facebook: @Catarinacamachortp
Instagram: @catarinacamacho.rtp
Email: catarinacamachoficial@gmail.com
Fotografia: Nuno Silva e Pinto
Iluminação: Hugo Pimentel
Agradecimentos:
Alma Shopping Coimbra
Garça Real Hotel & Spa
Toda a roupa usada é da Lanidor.
Todos os acessórios, lenços e carteiras da Parfois.
Calçado Romeu.