A designer de moda portuguesa Cristina Real acaba de conquistar um galardão mundial no âmbito dos IDA - International Design Awards. A coleção Outono/Inverno 2014/15 da criadora venceu o segundo prémio na categoria de "sportswear".
A designer de moda portuguesa Cristina Real acaba de conquistar um galardão mundial no âmbito dos IDA – International Design Awards. A coleção Outono/Inverno 2014/15 da criadora venceu o segundo prémio na categoria de “sportswear” daquela competição internacional.
Após já ter participado em várias produções de moda e de ter sido, em Maio, capa da revista Vogue Portugal, a coleção de Cristina Real recebe, agora, reconhecimento mundial, um reconhecimento que, para a designer, “é uma boa oportunidade” para dar a conhecer o seu “trabalho a nível internacional” e para “continuar” a desafiar-se.
A coleção, batizada “Intermission”, “vem de uma interceção de ideias, mas não teve uma forma específica inicial”, explica a portuguesa no site oficial do concurso, acrescentando que o trabalho se construiu a si próprio “a partir de linhas direitas que se moldam através de outras linhas, cores e materiais”.
“A inspiração vem do vazio, de uma mente vazia, onde os pontos representam uma fase inicial e são as linhas que lhes dão expressão. Cada peça é como uma 'tábua rasa' que recebe elementos e ideias até que ganha vida”, ilustra Cristina Real, afirmando que os elementos fundamentais da coleção são os materiais e as cores.
Segundo a designer, “a forma como as peças são cortadas criam uma dinâmica com as texturas dos materiais e das cores”. Os principais materiais utilizados são a lã, o pêlo, a organza, a pele, o acrílico e a malha e as cores primoridiais da coleção são o preto, o azul marinho e o cinzento, apoiados pelo 'beige' escuro, o 'beige' pérola e o rosa velho.
Os IDA – International Design Awards começaram a ser entregues em 2007. De dois em dois anos, o concurso distingue talentos emergentes em design de moda, design de interiores, design gráfico, design de produto e arquitetura.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes