“Num estilo que permite conjugar e sobrepor várias peças, consoante o tempo, no dia-a-dia”, a coleção 'açoriana' da estilista sueca vai de encontro à “maravilhosa mutabilidade do clima dos Açores”, devido à “proximidade da corrente quente do Golfo”.
Como cenário é possível vermos na nova produção de moda locais como a ilha de São Miguel, a mítica cratera com a Lagoa Azul, a Lagoa das Furnas – “que ainda ecoa atividade vulcânica” – e o oceano Atlântico a ribombar algures pela costa.
Destaque ainda para as “espessas sebes de hortênsias” que acompanham as estradas açorianas e para os lírios-do-nilo (mais conhecidos por 'jarros', em Portugal), que crescem “em todo o lado nas ilhas”.
Não podia, pois, faltar também referência às vacas que ocupam o todo o território daquele arquipélago – onde o clima é “agradável e ameno durante todo o ano” -, e cuja pele inspirou alguns dos padrões da nova coleção da marca sueca.
Gudrun Sjödén (na foto pequena) é uma estilista de renome nos países escandinavos, exportando também peças para vários países europeus. A estilista, que já conquistou vários prémios de moda e empreendedorismo, começou a desenhar roupa em 1976 e só trabalha com tecidos orgânicos.
Veja o resultado da sessão fotográfica para a coleção Outono/Inverno deste ano desta estilista sueca, nos Açores, AQUI.