O bairro da Beira-Mar, em Aveiro, vai entrar no projeto europeu Active Access que promove a mobilidade a pé com o intuito de ganhar benefícios não só a nível da saúde mas também como forma de promover o comércio local.
O bairro da Beira-Mar, em Aveiro, vai entrar no projeto europeu Active Access que promove a mobilidade a pé com o intuito de ganhar benefícios não só a nível da saúde mas também como forma de promover o comércio local.O Active Access, “A Cidade a pé”, integra o programa Intelligent Energy Europe – IEE, e junta 17 parceiros comprometidos em promover alternativas ao automóvel nas pequenas deslocações dentro das respetivas cidades.
O projeto europeu que promove a mobilidade ambiciona conseguir uma redução do consumo de energia e emissões, bem como melhoria na saúde das populações.
Contribuir para o comércio tradicional e ainda o aumento do sentido de pertença a um lugar, reforçando os laços de vizinhança constitui o objetivo global do programa “A Cidade a pé”.
“Trata-se de um projecto de sensibilização para a necessidade de andar a pé que já começou com os políticos da autarquia e das freguesias e que vai envolver também os comerciantes”, frisou José Quintão ao JN, líder do projeto na Autarquia aveirense.
“A Cidade a pé” vai apostar na alteração do mapa mental dos habitantes e visitantes realçando a importância e a dando a conhecer a variedade de hipóteses em fazer compras ou aceder a serviços e atividades de lazer na vizinhança.