A Larus continua a fazer sucesso além-fronteiras. A empresa portuguesa de mobiliário urbano foi selecionada para mobilar o "Fortress Belt", um projeto de reabilitação de uma linha de fortificações que se estende da Bélgica à Holanda.
A Larus continua a fazer sucesso além-fronteiras. A empresa portuguesa de mobiliário urbano foi selecionada para mobilar o “Fortress Belt”, um projeto de reabilitação de uma linha de fortificações que se estende de Antuérpia, na Bélgica, às províncias da Zelândia e Brabante, na Holanda, construída entre os séculos XVI e XVIII para proteção das esquadras francesas.
De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, a Larus será responsável pelo fornecimento de bancos, abrigos, escadas panorâmicas e estacionamentos de bicicletas em materiais como a madeira câmbala escura e a chapa de aço, “galvanizada e pintada, envernizada com anti grafitti”.
O programa de regeneração que, assim, terá mobiliário português, é apoiado por fundos comunitários e visa preservar a herança cultural e as raízes históricas, revalorizar o espaço para um uso integrado das comunidades locais, proteger a natureza envolvente e também aumentar o potencial económico e turístico da região.
Esta entrada da Larus nos mercados belga e holandês está relacionada com a criação de uma representação local que dinamiza a marca portuguesa, reconhecida pela investigação no âmbito do design e do 'know-how' no domínio das tecnologias de produção, junto de prescritores.
Os abrigos fazem também parte da coleção de mobiliário urbano desenvolvida pela Larus para este projeto
Segundo Pedro Martins Pereira, fundador da Larus, “o design nacional tem a responsabilidade ética de participar no desafio e na exigência de Portugal de aumentar as exportações e de competir internacionalmente”, o que explica a estratégia da marca.
O responsável adianta que, em 2013, a expansão internacional da empresa vai continuar a privilegiar países como Bélgica, França, Holanda e Alemanha, através do desenvolvimento de soluções à medida, inspiradas na história e na cultura de cada país, com vista a reforçar e a valorizar as identidades locais.
Atualmente, as exportações representam mais de 40% do volume de negócios da Larus, que tem sede em Albergaria-a-velha, sendo que a qualidade e inovação dos seus produtos foram já distinguidas a nível europeu e mundial através dos prémios de referência “DME Award” e “Red Dot”.
Com 22 anos de existência, a companhia foi também considerada a melhor empresa europeia na implementação do design pelo Centro Europeu de Design. A originalidade e diversidade das suas soluções resultam de uma estreita colaboração com grandes nomes da arquitetura e design nacionais, como Siza Vieira ou Souto Moura.