Quatro exposições do projeto "Art on Chairs", que está a revolucionar a tradicional indústria de mobiliário de Paredes, marcam a primeira participação portuguesa na Beijing Design Week (Semana de Design de Pequim), no final de Setembro.
Quatro exposições do projeto “Art on Chairs”, que está a revolucionar a tradicional indústria de mobiliário de Paredes, marcam a primeira participação portuguesa na Beijing Design Week (Semana de Design de Pequim), no final de Setembro.
Manuel Barbosa, coordenador internacional do projeto, disse à Agência Lusa que esta “é a maior aposta internacional da indústria de Paredes, que irá abrir novos mercados e dar ao mobiliário português uma visibilidade como nunca teve na Ásia”.
A Beijing Design Week, lançada em 2009, assume-se como “um laboratório de perspetivas inovadoras da indústria e da academia que inspiram a moldam o discurso e a prática do design contemporâneo”.
Cerca de vinte empresários e o presidente da Câmara local vão marcar presença no evento em Pequim, que decorrerá entre os dias 26 de Setembro e 3 de Outubro em vários locais da cidade.
O projeto “Art on Chairs” desenvolvido há três anos em Paredes, sob o lema “mais design, mais indústria”, participa no evento através de uma colaboração com a revista chinesa Casa International.
Emanuel Barbosa, professor da Escola de Arte e Design de Matosinhos, a maior do género em Portugal, com cerca de 1.000 alunos, é também diretor criativo daquela publicação.
“O desenvolvimento do design é uma das soluções para a Europa sair da crise. A produção em massa, agora, está na Ásia”, afirma Emanuel Barbosa, acrescentando que o “Art on Chairs” vai apresentar-se ainda em Singapura, Paris e Milão.
A arquitetura portuguesa também estará presente na Beijing Design Week, numa exposição organizada pela La Mita, plataforma de intercâmbio que reúne obras de 35 arquitetos espanhóis e outros tantos portugueses, entre os quais Souto Moura.