por Nuno Silva e Pinto
Imagina-se a chamar um táxi e quando se senta perceber que afinal a sua viagem não é um simples trajeto para o destino desejado, mas uma viagem dentro da sua própria viagem? Parece um pouco confuso, mas não é! Esta é a experiência de andar num táxi transformado pela Taxi Fabric. A organização juntou designers talentosos e motoristas de táxi em Mumbai, na Índia, para transformar o interior dos táxis em obras de arte e histórias cheias de formas e cores.
“Os táxis na Índia, particularmente em Mumbai, não são apenas a forma mais conveniente de transporte, mas também se tornaram numa peça emblemática da cultura”, diz Nathalie Gordon, da Taxi Fabric. “Embora seja dada muita atenção a cada táxi através do seu motorista, para que ele se destaque dos seus concorrentes, pouca atenção é dada ao tecido usado nos assentos. Os estofos que cobrem os assentos de táxis são muitas vezes aborrecidos e olvidáveis, mas com o talento no seio do design que Mumbai tem para oferecer, este não pode ser o caso”.
No entanto, de acordo com a equipa do Taxi Fabric, o design na Índia nem sempre recebe a legitimidade ou atenção que merece. Principalmente os mais velhos, que apenas veem no design uma inutilidade que simplesmente tem um significado visual e nada mais.
Táxi Fabric serve como ponto de encontro perfeito entre essas duas esferas. Os táxis são remodelados, enquanto os designers recebem exposição. Cada projeto vem com um nome específico e a estética de cada designer varia significativamente, não havendo dois táxis iguais.
Cada veículo inclui uma “etiqueta de identidade” que o nome do designer e respetivo contacto. A equipa Taxi Fabric comunica com os designers, aconselhando-os, mas estes são livres de criar as suas próprias visões.
Gordon explica que o movimento artístico sobre os táxis se espalhou rapidamente, com muitos motoristas a chegarem à organização para solicitar modificações nos seus veículos. Os projetos transformam um táxi num “playground” visual, algo que beneficia em muito os motoristas, que mudaram a forma de ver os seus próprios veículos e até confessam ter ficado mais apelativos aos clientes.
“Nós acabámos de colocar outro táxi com um design de TaxiFabric e o motorista comentou que isso o fazia sentir que ele acabara de comprar um novo veículo”. Há a possibilidade de dar uma nova vida a quem ganha o pão neste ramo profissional.
A equipa da Taxi Fabric também se envolveu noutros trabalhos impactantes. Colaboraram recentemente com o TEDxGateway para criar uma série de cinco projetos.
“O TEDx Collaboration está focado em trabalhar com designers que passaram o seu tempo a desenvolver a comunicação para o bem social”, afirmou Sanket Avalani, diretor de arte da Taxi Fabric. “O projeto é feito com base na ilustração da linguagem de sinais indianos para se desenvolver através de alunos com necessidades especiais e assim desenhar o tecido de táxi”.
Recentemente, o Taxi Fabric foi destaque no vídeo dos Coldplay com a música “Hymn for the Weekend”, com a participação especial de Beyoncé. Chris Martin aparece a viajar nas ruas de Mumbai num táxi desenhado por Samya Arfi. O design “Monad” retrata a Índia e o Paquistão, que enquanto gémeos separaram-se à nascença. O desenho baseia-se em “gestos de mãos e padrões geométricos comuns ou únicos para ambas as culturas”, como Arfi explica no site oficial da organização.
Taxi Fabric tem mais projetos pensados para um futuro próximo porque pretende não ficar por aqui e alargar a sua rede de trabalhos, ideias e cultura: “Realmente é um segredo”, afirmou Gordon.