por Nuno Silva e Pinto
A Miss Can é uma marca de conservas que dá a conhecer ao mundo uma experiência portuguesa através de um conceito inovador. Alia tradição, cultura, gastronomia e design, promovendo as conservas de peixe portuguesas, de qualidade superior, produzidas pelo método tradicional.
“No início do século passado, o nosso avô fundou duas das fábricas de conservas mais modernas em Portugal, que foram amplamente premiadas pela qualidade do seu peixe a nível mundial. Nos anos 70, muitas das fábricas acabaram por fechar, mas as histórias e os registos fotográficos não. Prova disso são as inúmeras latas de conservas que o meu pai abria para a família e os amigos, acompanhadas de vinho, cerveja e pão, ocasiões em que se ouvia falar da tradição familiar, dos métodos de cozedura e do agora tão famoso ómega3”, contou-nos Tiago Ribeiro, um dos responsáveis pelo projeto.
Portugal é o país mais ocidental da Europa, com 943 quilómetros virados para o Atlântico que, além de uma beleza natural inigualável, nos abençoa com uma qualidade e diversidade de peixe que em poucos sítios há. Os últimos cinco anos não foram fáceis do ponto de vista social e económico, à semelhança do que aconteceu noutros países da Europa. A taxa de desemprego é alta, muitas empresas fecharam, o PIB encolheu e só no ano passado começámos a ter, alguns sinais mais visíveis de recuperação.
“O turismo, as exportações e sobretudo a criatividade têm sido as nossas principais armas. Somos um país de lutadores e uma das tradições é saber dar a volta, especialmente quando as coisas estão difíceis. De certeza que já todos ouviram falar dos Descobrimentos, essa vontade de desbravar mundo e de trocar as voltas ao destino é muito nossa, diria que é o nosso fado. Foi também isso que nós fizemos”, salientou Tiago Ribeiro.
Inspirados pelas histórias e tradições culturais e familiares, Tiago Ribeiro, Bárbara Cabral e Marta Fernandes foram à procura de um produtor que utilizasse o mesmo método de produção que o avô de Tiago e Bárbara utilizava, para garantir a máxima qualidade e o melhor que Portugal tem. E assim nasceu a Miss Can.
A Miss Can, filha de uma varina quase sereia, tem cinco personalidades diferentes com três latas de conservas de peixe, que se distinguem pelo tempero aplicado. Mais do que a inovação no pack pretendeu-se criar uma experiência bem portuguesa com diferentes tipos de peixe.
A sardinha, a cavala e o atum têm quatro temperos diferentes: “Traditional”, em azeite simples; a “Hot”, em azeite picante; “Brave”, em tomate e a “Creative”, em picante com pickles.
“Cada pack, para além das conservas de peixe de qualidade superior, tem curiosidades históricas de acordo com a personalidade e receitas para cada lata feitas pela nossa mãe, habituada a fazer os petiscos para o nosso pai”, referiu Tiago Ribeiro.
A Miss Can atualmente divide-se desta forma:
Friends – canais de distribuição nacional, internacional e online
On The Road – Uma Piaggio APE 50 com 21 anos totalmente recuperada que fez uma viagem épica, com o apoio da comunidade portuguesa, para chegar a Copenhaga a fim de participar no Creative Business Cup onde ganharam o prémio Arla Foods Inovation Challenge. A “amarelinha” fez mais de 7.000 kms, passou por oito países e visitou 19 cidades ao longo de 12 dias.
A Miss Can foi ainda, distinguida com o Prémio Nacional Indústrias Criativas 2015.
O futuro passa por aumentar o número de Friends, principalmente os internacionais, e replicar a casa da Miss Can em forma de Petiscaria, um espaço para degustação dos produtos que está situada no centro histórico de Lisboa, no Castelo de São Jorge.