30 salas para o 1º ciclo de escolaridade e sete salas para o pré-escolar são apenas algumas das valências abrangidas pelo novo centro escolar a ser instalado na periferia de Mirandela, na região de Trás-os-Montes. Vencedor do concurso público, o proj
30 salas para o 1º ciclo de escolaridade e sete salas para o pré-escolar são apenas algumas das valências abrangidas pelo novo centro escolar a ser instalado na periferia de Mirandela, na região de Trás-os-Montes. Vencedor do concurso público, o projeto apresentado pelo Atelier Risco inclui ainda uma biblioteca, ginásio e outros espaços exteriores. Estima-se que o equipamento venha a ocupar cerca de sete mil metros quadrados. Além das salas de ensino e respetivos espaços de apoio, prevê-se ainda a construção de recreios exteriores, hortas pedagógicas, um ginásio e uma biblioteca, a ser utilizada pela comunidade escolar durante o horário extracurricular.
Citados pelo Diário de Notícias, os arquitetos responsáveis afiram que o projeto assenta em três núcleos: “um núcleo de entrada, organizado em torno do átrio, contendo refeitório/cozinha, salas polivalentes, ginásio. Um núcleo do jardim-de-infância/pré-escolar (…) formado por duas bandas de salas viradas a sul, adjacentes a dois pátios exteriores de recreio, e uma sala polivalente junto ao átrio ligada com o pátio exterior e equipada com uma pequena copa de apoio. E um núcleo do 1.º ciclo (…) organizado em três corpos paralelos com salas a sul, circulação a norte e uma galeria com recreio coberto a poente, que possibilita a utilização do mesmo como espaço de espera na chegada e saída de alunos e na formação de filas antes de se dirigirem para as respectivas salas de aula”.
Visto que o local previsto para a instalação do centro escolar apresenta uma topografia muito acidentada, um sistema de plataformas interligadas irá aplanar o terreno.