O veleiro West foi lançado às águas do Atlântico por alunos da escola Westbrook Middle School (EUA) no âmbito de um projeto educativo que aquela instituição mantém desde 2008 e que já pos na água 40 pequenos veleiros, sem tripulação, construídos pelos alunos, que depois são acompanhados na sua rota através de GPS.
Entregue ao mar, aos ventos e às correntes oceânicas, o West navegou sozinho durante um ano e veio dar à costa em S. Pedro de Moel, Marinha Grande, confirmando a previsão de investigadores do Instituto Superior Técnico que acompanharam à distância a parte final da viagem.
O pequeno veleiro tem um 1,42 metros de comprimento e vai estar no Pavilhão do Conhecimento, na Alameda dos Oceanos, em Lisboa, na próxima terça-feira, 19 de Maio.
O Instituto Superior Técnico (IST) explica, em comunicado, que o veleiro foi restaurado pelos alunos da Escola Básica Amadeu Gaudêncio e do Externato Dom Fuas Roupinho, com o apoio dos Estaleiros da Nazaré.
Os jovens portugueses fizeram a decoração do casco e prepararam uma mensagem que vai acompanhar a embarcação na viagem de regresso ao Atlântico.
Na realidade, Portugal parece ser um dos destinos preferidos destes barquinhos: este é já o terceiro barco da escola norte-americana que vem à nossa costa. O Charger, o primeiro mini-veleiro a dar à costa em Portugal, foi reparado no início de 2014 por uma equipa do Instituto Superior Técnico (IST) e lançado à água em Maio de 2014.
Veleiro em exposição no Pavilhão do Conhecimento
No dia 19 de Maio, o West vai estar exposto no Pavilhão do Conhecimento, antes da sua partida rumo ao seu país natal, os EUA. Durante este dia, os alunos da Nazaré vão apresentar os seus projetos em torno do West e comunicar via Skype com os colegas norte-americanos que lançaram o veleiro.
No dia 6 de Junho, integrado no programa da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) criado para a Blue Week, o West seguirá com os alunos da Nazaré a bordo do veleiro Santa Maria Manuela e será entregue à Caravela Vera Cruz para ser devolvido às águas do Atlântico na rota mais provável para o levar de volta a casa.
Saiba mais sobre as aventuras do WEST AQUI.