Uma empresa alemã lançou, em Julho, um veículo inovador que mistura caraterísticas que lembram tanto uma bicicleta como um elétrico (ou até mesmo um comboio) e que se move com recurso à energia solar e às pedaladas dos passageiros.
Uma empresa alemã lançou, em Julho, um veículo inovador que mistura caraterísticas que lembram tanto uma bicicleta como um elétrico (ou até mesmo um comboio), mas não é nenhum dos três. As pequenas carruagens, que se movem com recurso à energia solar e às pedaladas dos passageiros, estão a despertar a curiosidade de habitantes e turistas.
Os primeiros exemplares da criação da companhia Mobikon Tech, que recorrem a uma tecnologia denominada SolarDraisine, foram testados o mês passado, cumprindo o percurso entre as cidades de Mörlenbach e Wald-Michelbach, na Alemanha, noticia a AFP.
Os veículos amarelos, cujo tejadilho está coberto de painéis solares, movem-se ao longo de carris, circulando, atualmente, em vias férreas desativadas. De acordo com o site oficial da Mobikon, “a combinação da energia solar e muscular proporciona um novo tipo de experiência de condução”, além de permitir “tanto a jovens como a idosos” tomar as rédeas destas viagens ecológicas.
Segundo os criadores, entre as vantagens deste sistema, que tem, maioritariamente, uma finalidade turística, estão o facto de possibilitar, por exemplo, deslocações em regiões de difícil acesso e de ajudar a reaproveitar vias férreas que se encontram inutilizadas, sendo o mesmo adequado “para uso em países em desenvolvimento e emergentes”.
“Com estes 'carrinhos solares', as vias férreas não utilizadas podem voltar a ser inauguradas e permitir viagens baratas”, salienta a Mobikon. De acordo com as informações veiculadas, cada uma destas “carruagens” é capaz de transportar até seis pessoas, atingindo uma velocidade máxima de 30 quilómetros por hora.
Notícia sugerida por David Ferreira, Maria da Luz e Maria Manuela Mendes