O restauro do Convento de Vilar de Frades, em Barcelos, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, está nomeado para os prémios internacionais AR&PA de Intervenção no Património 2014 que vão decorrer em Espanha.
O restauro do Convento de Vilar de Frades, em Barcelos, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, está nomeado para os prémios internacionais AR&PA de Intervenção no Património 2014, que serão entregues durante uma bienal a realizar entre 13 e 16 de Novembro em Valladolid, Espanha.
Um comunicado enviado ao Boas Notícias explica que “o projeto de recuperação” do convento barcelense “foi um processo longo e complexo, iniciado em 1994, com o levantamento das principais patologias do imóvel e a definição de uma metodologia para a sua reabilitação”.
Atualmente, o edifício, classificado como monumento nacional desde 1910, “é o resultado de vários momentos de construção que se iniciaram, provavelmente, a partir do século VII e até ao presente”.
De acordo com a Direção Regional de Cultura do Norte, “a primeira fase da intervenção, com projeto dos arquitetos Alfredo Ascensão e Paulo Henriques, consistiu em obras de caráter urgente, com o objetivo de suster a degradação acelerada do edifício, que ameaçava ruína eminente em algumas áreas”.
Posteriormente, acrescenta aquele organismo, “procedeu-se à recuperação do corpo principal da igreja”. Além de obras de consolidação, foram reconstruídas as salas sobre as capelas laterais e recuperados os elementos de azulejaria, talha e pinturas, torre sineira e sacristia e todas as peças artísticas “mereceram ações de conservação e restauro”.
Graças à “importante intervenção”, o Convento de Vilar de Frades foi aberto ao público e foi também criado um circuito de visitas para que a população possa conhecer livremente o monumento.
O processo de reabilitação, nomeado para os prémios a entregar em Espanha, vai ser apresentado na Bienal AR&PA de Restauro e Gestão do Património e os vencedores vão ser conhecidos no dia 15 durante a cerimónia de encerramento do IX Congresso Internacional AR&PA.
Os prémios AR&PA de Restauro e Intervenção no Património Cultural foram criados em 2000, com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado por profissionais e instituições dedicadas à conservação, reabilitação e restauro do património cultural, assim como o interesse de projetos destacados na aplicação de técnicas, metodologias e estratégias inovadoras nas intervenções em bens culturais.
A atribuição destes prémios enquadra-se no âmbito das atividades promovidas pela AR&PA -Bienal de Restauro e Gestão do Património que, durante as suas múltiplas edições, já envolveu a análise e avaliação de vários projetos, individuais ou de instituições, que dedicam o seu trabalho à herança cultural.
A Bienal AR&PA, cuja primeira edição ocorreu em 1998, é considerada um lugar e fórum de debate entre profissionais e instituições dedicadas à tutela, custódia, conservação, restauro e gestão do património cultural.
A participação da Direção Regional de Cultura do Norte nesta bienal insere-se no projeto VIACOMPAT, no âmbito do programa de cooperação transfronteiriça Espanha-Portugal POCTEP.