Em Vieira do Minho as antigas escolas primárias voltaram a ganhar vida nos corredores. Agora, em vez de crianças a aprenderem as primeiras lições de português e matemática, são os mais velhos que se deslocam até ali para conviver e trocar experiências, mas também para terem “aulas” de alfabetização.
Esta iniciativa foi promovida pela autarquia de Vieira do Minho em quatro primeiras escolas. O objetivo é “animar, divertir, dinamizar, estimular e entreter a população das freguesias de Caniçada, Salamonde, Anjos e Soutelo, proporcionando-lhes momentos de convívio, lazer e confraternização”, explica a câmara municipal em comunicado.
Os idosos que se deslocam até aos renovados Centros de Convívio e Lazer (CCL) aprendem aquilo que ficou por conhecer quando eram mais jovens. “Para alguns, é mesmo a primeira vez que vão para a escola, enquanto outros aproveitam para reaprender aquilo que entretanto esqueceram”, disse à Lusa fonte do município.
As razões são várias, mas prendem-se essencialmente com a necessidade de ajudarem a família, ou trabalharem no campo, não restando tempo para ir à escola. Além da componente de alfabetização, os CCL são espaços onde se tenta quebrar o isolamento e a solidão em que muitos idosos vivem.
As escolas primárias transformadas foram as das freguesias de Salamonde, Caniçada, Anjos e Soutelo, mas a autarquia pensa inaugurar outros CCL, dada a grande adesão por parte da população.
“Dado o sucesso alcançado nestes quatro centros de convívio, a Câmara Municipal pretende alargar esta aposta social a outras freguesias do concelho, para que os seus idosos possam também usufruir deste intercâmbio e partilha de experiências”, refere a Câmara Municipal de Vieira do Minho.
As aulas são dadas por uma técnica licenciada em Educação, com mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, diz a Lusa.
[Notícia sugerida por Marta Correia}