IDEIAS:
1. Tempo.
Nada é mais valioso para uma mãe do que passar tempo com os seus filhos. E agora que os dias estão maiores e mais quentes há muito por onde escolher: um picnic no parque ao fim da tarde, um passeio na praia, uma exposição. São excelentes oportunidades para descontrair e pôr a conversa em dia.
2. Refeição em família.
Normalmente são as mães que preparam as refeições lá em casa. Preparar um pequeno-almoço completo e decorado com uma flôr [que poderá ser servido na cama!] ou um jantar especial é uma surpresa que não deixará nenhuma mãe indiferente. Pode aproveitar a sugestão da Io Appolloni desta semana: um pão de ló muito simples feito especialmente a pensar na relação mãe-filhos.
3. Cupões de tarefas.
Lavar/arrumar a loiça, limpar a dispensa, escolher roupa velha para dar, pintar o armário velho da sala, organizar as fotografias da família… Em todas as casas há sempre dezenas de tarefas à espera de alguém que as cumpra. Pense um pouco nas coisas que é preciso melhorar em casa e ofereça à sua mãe um bloco de cupões com uma lista dessas tarefas que a sua mãe poderá usar ao longo do tempo.
4. Colagem artística.
Todas as mães têm uma faceta sentimental. Uma colagem feita com fotografias, recortes e pequenas flores secas, botões, bocados de tecidos ou outras decoracoes pode resultar num excelente presente, depois de emoldurada. Veja aqui e aqui algumas ideias ou pesquise no google a palavra “collage”.
PRENDAS
1. Malas Reklusa.
Além de ser uma mala com design, feita à mão e exclusiva, ao comprá-la está a contribuir para uma causa social. O projeto Reklusa trabalha com a mulheres de prisão de Tires, que costuram os modelos vendidos pela marca. A mala Limão e a mala Chocolate foram desenhadas por alunas do IADE.
2. Flores.
Flores cortadas são bonitas mas duram muito pouco tempo. Opte por flores em vaso que, além de tornarem a casa mais colorida por muito tempo, servem para a mãe se entreter ao tratar e cuidar. A oferta pode ser completada com um pequeno kit de jardinagem composto, por exemplo, por umas luvas e tesoura de poda.
3. Tratamento BodyConcept.
A partir de cinco euros é possível oferecer um dos tratamentos disponíveis nos centros BodyConcept. Manicure, pedicure, brushing, são alguns dos tratamento mais em conta. Por um valor um pouco superior é possível mimar a mãe com massagens ou tratamentos faciais, entre outros. Os centro BodyConcept estão espalhados em pouco por todo o país.
4. Fazer um donativo.
Se a mãe já tem mesmo tudo, há sempre a alternativa de fazer uma doação a uma das muitas instituições portuguesas na área social, ambiental ou de caridade. Um donativo a partir dos 10 euros já é uma ajuda. União Zoófila, Associação de Apoio à Vítima, Médicos sem Fronteiras, Abraço, Ajuda de Berço, AMI, Banco Alimentar contra a Fome são algumas sugestões. É importante pedir o recibo do pagamento com o nome e o número de contribuinte da mãe já que o valor dos donativos desconta integralmente nos impostos.