Nunca antes a localidade de Rapa Nui, na Ilha de Páscoa, tinha acolhido tantos visitantes. Quatro mil pessoas presenciaram o eclipse solar que ali pôde ser visto, no passado domingo. O fenómeno não se registava no Chile desde 1991.
Apesar do clima de inverno que se fez sentir ao longo do dia, os cientistas e o público em geral que ansiosamente esperavam para assistir ao eclipse aplaudiram e celebraram entusiasticamente o fenómeno, que atingiu o Chile continental na sua plenitude às 17h00 (hora local).
A enigmática Ilha de Páscoa ficou completamente obscurecida por mais de quatro minutos, durante o sétimo eclipse solar registado no século XXI, que deixou anteriormente a Polinésia Francesa e as Ilhas Cook na penumbra.
Os internautas de todo o mundo também puderam acompanhar o acontecimento que, em Rapa Nui, terminou perto das 16h15 (hora local), embora a sombra projetada pela Lua se tenha deslocado cerca de quatro mil quilómetros pelo Pacífico em direção a leste.
De acordo com a agência EFE, a governante Luz del Carmen Zasso mostrou-se feliz pela grande afluência de cientistas e turistas à ilha, mas também pelo bom tempo que se fez sentir na região, permitindo apreciar plenamente o eclipse solar total.