Este investimento insere-se no âmbito do Programa MAIS – Mediação e Apoio a Incentivos e Subsídios, da Microsoft, que será reforçado com um novo financiamento direto de 600 mil euros para apoiar entre 800 a mil PME nacionais no acesso a fundos europeus para modernização tecnológica até 2013.
A filial nacional da gigante norte-americana anunciou igualmente um reforço do Programa BizSpark, que no período considerado prevê apoiar 150 “start ups” tecnológicas, disponibilizando gratuitamente 1,3 milhões de euros em software, noticia a agência Lusa.
Além disso, a Microsoft pretende formar mais 10 mil desempregados ou empregados em PME tradicionais com baixas qualificações em cursos básicos e avançados de tecnologia.
Junto dos desempregados inscritos nos Centros de Emprego serão também promovidos cursos de formação em vendas para empreendedores, para criar uma rede de empresários em nome individual, que até agora era formada exclusivamente por empresas.
A Microsoft espera alcançar este objetivo através da renovação da sua parceria estratégica com o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, financiando-o em mais de um milhão de euros até 2013, sendo 40% em dinheiro e o restante em software doado.