É o mais jovem especialista em computadores certificado pela gigante tecnológica Microsoft. Ayan Qureshi, um menino paquistanês residente em Birmingham, Inglaterra, conquistou, com cinco anos de idade, a certificação muito ambicionada.
É o mais jovem especialista em computadores certificado pela 'gigante' tecnológica Microsoft. Ayan Qureshi, um menino paquistanês residente em Birmingham, Inglaterra, conquistou, o mês passado, e com apenas cinco anos, a certificação muito ambicionada por universitários de todo o mundo.
O título de “Microsoft Certified Professional” (MCP) atribuído pela multinacional destina-se a reconhecer a eficiência profissional dos indivíduos com os sistemas operativos da Microsoft e é, por norma, obtida apenas na idade adulta por aspirantes a técnicos da área das tecnologias da informação (TI).
O pequeno Ayan, porém, acaba de tornar-se uma exceção à regra: apaixonado por tecnologia desde tenra idade, o menino foi incentivado pelo pai, Asim Qureshi, ele próprio um consultor de TI, que ensinou ao filho os “truques” da construção do hardware e das ligações em rede, conta o jornal britânico The Independent.
Em Setembro, o menino, que se mudou para Inglaterra em 2009 na companhia da família, abandonando Lahore, no Paquistão, onde nasceu, completou com sucesso o exame da Microsoft na Universidade de Birmingham, que passou pela criação de uma rede com dois computadores de secretária, dois portáteis, um interruptor e um 'router'.
Em entrevista à publicação inglesa, Ayan, que, entretanto, já celebrou o seu sexto aniversário, contou que, com a ajuda de tutoriais em vídeo que encontrou na Internet e com o apoio do pai, aprendeu a instalar e a configurar o Windows 8 e 8.1 e ficou “encantado” por descobrir que os dispositivos podiam ligar-se uns aos outros e transferir dados entre si.
Para alcançar a certificação, o jovem estudou cerca de duas horas por dia durante dois meses, trabalhando arduamente mas sempre com grande satisfação. “Ele gosta tanto de computadores que estes meses foram divertidos”, revelou o pai, que assegura que o filho “é muito esperto e adora tecnologia”.
Como amante dos computadores e homem de palmo e meio da Microsoft, o próximo desejo de Ayan é experimentar e descobrir o Windows 10. “É parecido com o Windows 8, mas melhor, penso eu”, disse ao The Independent.
Quanto ao futuro, deverá passar pela matemática ou pelas tecnologias da informação, mas o pequeno génio garante que está aberto a descobrir coisas “novas e entusiasmantes”.
Notícia sugerida por Maria Pandina