O México deu início a um programa de desarmamento que permite aos cidadãos trocar armas de fogo por brinquedos, computadores e "tablets", bicicletas e até dinheiro.
O México deu início a um programa de desarmamento que permite aos cidadãos trocar armas de fogo por brinquedos, computadores e “tablets”, bicicletas e até dinheiro. Para já, a iniciativa está a decorrer no bairro de Iztalapapa, na Cidade do México, capital mexicana, que enfrenta elevados níveis de criminalidade.
A BBC avança que o programa em causa conta com o apoio da secretaria nacional de defesa do México, responsável pela retirada de armas de circulação, e, de acordo com Rodolfo Rivera, o seu coordenador, visa principalmente impedir que as armas domésticas caiam nas mãos das crianças.
A campanha surgiu depois de, em Novembro passado, um menino de 10 anos ter sido morto por uma bala perdida dentro de um cinema. Agora, os proprietários de armas são convidados a trocá-las por brinquedos e aparelhos eletrónicos, podendo também vendê-las por valores que oscilam entre os 145 e os 435 euros, dependendo do tipo e do calibre do armamento.
No âmbito da operação realizada em Iztapalapa foram ainda recolhidas armas de brincar vendidas em mercados de rua da capital mexicana que não obedeciam às normas que exigem que estas tenham cores fluorescentes e não sejam pretas, prateadas ou castanhas como as verdadeiras.
Nos próximos dias, esta iniciativa de troca de armas vai seguir para outros bairros da Cidade do México, estando também prevista para Janeiro, na capital mexicana, uma outra campanha com o objetivo de trocar brinquedos considerados violentos por outros de caráter didático.