O México anunciou, esta quarta-feira, a patente da primeira vacina desenvolvida contra a heroína, que será utilizada para combater e prevenir o vício no país.
O México anunciou, esta quarta-feira, a patente da primeira vacina desenvolvida contra a heroína, que será utilizada para combater e prevenir a toxicodependência no país.
“O México conseguiu patentear a primeira vacina contra o uso da heroína e não vamos parar por aqui”, revelou o secretário mexicano da saúde, Salomón Chertorivski, durante a apresentação da Rede de Transferência de Tecnologia para a Atenção às Dependências.
Segundo a agência EFE, o fármaco bloqueia a necessidade de consumir a droga de forma compulsiva, eliminando qualquer sensação de prazer.
Segundo a agência EFE, o fármaco bloqueia a necessidade de consumir a droga de forma compulsiva, eliminando qualquer sensação de prazer.
Esta não é a primeira vez que se anuncia uma vacina contra a heroína. Em 2011, investigadores do The Scripps Research Institute, nos EUA, anunciaram a criação de um fármaco que, ao alertar o sistema imunitário do corpo, impede a heroína de chegar ao cérebro. No entanto, a substância ainda não foi testada em humanos.
O responsável mexicano acrescentou que a vacina integra as ações governamentais para conceder tratamentos aos toxicodependentes em vez de condenar a prisão aqueles que cometem delitos leves pela primeira vez sob a influência de drogas.
De acordo com dados divulgados pela agência EFE, o México melhorou consideravelmente os resultados na prevenção da dependência, tendo o investimento aumentado de 10,9 milhões de dólares em 2006 para 31 milhões em 2011.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]