O Metropolitano de Lisboa, através da plataforma REDE entregou recentemente, em Oliveira do Hospital, ao referido concelho, bens doados pela empresa.
Este apoio destina-se aos produtores de Queijo da Serra, atingidos pelos incêndios do passado verão e, ainda, a algumas escolas da região, tendo sido materializado, respetivamente, através da doação de equipamentos de cozinha industrial oriundos de um refeitório desativado e de mobiliário de escritório e, ainda, de vinte computadores, teclados e monitores decorrentes da renovação do parque informático da empresa.
A plataforma REDE, recorde-se, surgiu no contexto do apoio à reconstrução das áreas atingidas pelos incêndios, ocorridos em Portugal, em outubro de 2017, tendo como concelho pioneiro, Oliveira do Hospital. Em maio deste ano, o Metropolitano de Lisboa e a sua parceira CREATE IT lançaram a plataforma REDE, que permite ligar os que mais precisam de apoio para superar os prejuízos dos incêndios, com aqueles que, de forma voluntária, querem ajudar.
Através deste mercado solidário digital, os vários concelhos atingidos podem carregar as suas necessidades de bens ou mesmo de serviços, incluindo voluntariado online, podendo, toda a comunidade, incluindo outras empresas públicas, ajudar, na medida das suas possibilidades, ao escolher um dos concelhos para canalizar a sua ajuda, à semelhança do que sucedeu com o Metropolitano de Lisboa e o concelho de Oliveira do Hospital, alavancando a REDE, na esfera da sua responsabilidade social.
Brevemente e no âmbito deste projeto REDE será lançado um novo programa de voluntariado que tem na sua génese o envolvimento direto da comunidade de trabalho do Metropolitano de Lisboa para apoio aos apicultores daquela região.